segunda-feira, 2 de junho de 2008

e06 As tecnologias da inteligência

1.Quem é Pierre Lévy? Quais são as suas principais obras que tratam das Tecnologias Digitais?


Pierre Lévy (Tunísia, 1956) é um filósofo da informação que se ocupa em estudar as interações entre a Internet e a sociedade. Pierre Lévy nasceu numa família judaica. Fez mestrado em História da Ciência e doutorado em Sociologia e Ciência da Informação e da Comunicação, na Universidade de Sorbonne, França. Trabalha desde 2002 como titular da cadeira de pesquisa em inteligência coletiva na Universidade de Ottawa, Canadá. É membro da Sociedade Real do Canadá (Academia Canadense de Ciências e Humanidades).Em seu livro A Revolução Contemporânea em matéria de Comunicação, Lévy faz uma análise da evolução da humanidade, abordando o desenvolvimento da Internet e a digitalização da informação.

OBRAS:
As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática.
As árvores de conhecimentos.
O que é o virtual?
A ideografia dinâmica: para uma imaginação artificial?
A ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial?
A máquina universo: criação, cognição e cultura informática.
Cibercultura.
A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço.
Filosofia world: o mercado, o ciberespaço, a consciência.
A Conexão Planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência.
Ciberdemocracia.



2.O que são, para o autor, as tecnologias da inteligência? Quais destas tecnologias tem maior impacto na profissão de Comunicação Social? Justifique sua resposta.
3-Que comparações Lévy faz do livro com o hipertexto?
Pierre Levy fala que o hipertexto retoma e transforma as antigas interfaces da escrita como as coleções de fichas classificadas em ordem alfabética,construídas a partir das páginas de apresentação e dos índices dos livros,que considera a biblioteca como um tipo de megadocumento relativamente bem sinalizado,no qual é possível deslocar-se facilmente para achar aquilo que se procura,comum mínimo de esforço, como no hipertexto.
4-Compare a definição de hipertexto que está na wikipedia e com a de Pierre Lévy.

Segundo o Wikipedia, hipertexto é um texto suporte que acopla outros textos em sua superfície, cujo acesso se dá através dos links que têm a função de conectar a construção de sentido, estendendo ou complementando o texto principal.O conceito de hipertexto precisa abranger o campo lingüístico, já que se trata de textos.
Já para Pierre Levy , o hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões, e esses nós podem ser palavras,páginas,imagens,gráficos.sequencias sonoras,documentos complexos que podem eles mesmo ser hipertexto.Os itens de informação não são ligados linearmente,mas cada um deles,na maioria,estende suas conexões de modo reticular.O hipertexto é um tipo de programa para a organização de conhecimentos ou dados,a aquisição de informações e a comunicação.

domingo, 1 de junho de 2008

e05 como funciona a rede.

a) Em linhas gerais, como funciona uma rede de computadores? O que é um cliente o que é um servidor?

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_computadores, http://pt.wikipedia.org/wiki/Servidor

Uma rede de computadores consiste de 2 ou mais computadores e outros dispositivos conectados entre si de modo a poderem compartilhar seus serviços, que podem ser: dados, impressoras, mensagens (e-mails), etc. A Internet é um amplo sistema de comunicação que conecta muitas redes de computadores. Existem várias formas e recursos de vários equipamentos que podem ser interligados e compartilhados, mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurança.
Em informática, um servidor é um sistema de computação que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa, por exemplo, arquivos e correio eletrônico. Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes. As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor, utilizadas em redes de médio e grande porte (com muitas máquinas) e em redes onde a questão da segurança desempenha um papel de grande importância. O termo servidor é largamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de um sistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que não seja necessariamente um computador.
A história dos servidores tem, obviamente, a ver com as redes de computadores. Redes permitiam a comunicação entre diversos computadores, e, com o crescimento destas, surgiu a idéia de dedicar alguns computadores para prestar algum serviço à rede, enquanto outros se utilizariam destes serviços. Os servidores ficariam responsáveis pela primeira função.
Com o crescimento e desenvolvimento das redes, foi crescendo a necessidade das redes terem servidores e minicomputadores, o que acabou contribuindo para a diminuição do uso dos mainframes.
O crescimento das empresas de redes e o crescimento do uso da Internet entre profissionais e usuários comuns foi o grande impulso para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias para servidores.

b) Qual a diferença de uma rede local (LAN) e uma rede remota (WAN)?

Fontes:http://www.babylon.com/definition/WAN/Portuguese, http://www2.iq.usp.br/sti/faq/index.dhtml?pagina=352&chave=VSQ


Uma rede local (LAN - "Local Area Network") nada mais é do que dois ou mais computadores conectados por cabos que os ligam entre si para que possam trocar informações. Este cabo é ligado à placa de rede que esta dentro do computador. Se esta rede local for conectada à Internet, todos os computadores conectados poderão ter acesso à Internet. Após a instalação de uma placa de rede é necessário instalar ou configurar um software para fazê-la funcionar. A Wide Area Network (WAN), Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com freqüência um país ou continente. Difere, assim, das PAN, das LAN e das MAN.A história da WAN começa em 1965 quando Lawrence Roberts e Thomas Merril ligaram dois computadores, um TX-2 em Massachussets a um Q-32 na Califórnia, através de uma linha telefónica de baixa velocidade, criando a primeira rede de área alargada (WAN). A maior WAN que existe é a Internet.Em geral, as redes geograficamente distribuídas contém conjuntos de servidores, que formam sub-redes. Essas sub-redes têm a função de transportar os dados entre os computadores ou dispositivos de rede.

c) Como funciona um website (ou sítio na Internet). Que tipo de rede ele utiliza como é a relação cliente-servidor neste caso?

Um site é um conjunto de páginas Web, isto é, de hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP na Internet. As páginas num site são organizadas a partir de um URL básico, onde fica a página principal, e geralmente residem no mesmo diretório de um servidor. As páginas são organizadas dentro do site numa hierarquia observável no URL, embora as hiperligações entre elas controlem o modo como o leitor se apercebe da estrutura global, modo esse que pode ter pouco a ver com a estrutura hierárquica dos arquivos do site.

Alguns sites, ou partes de sites, exigem uma subscrição, com o pagamento de uma taxa, por exemplo, mensal, ou então apenas um registo gratuito. Abertos: podem ser acessados livremente, por qualquer usuário. Restritos: só podem ser acessados mediante o pagamento de uma assinatura ao mantenedor. Originalmente composto quase sempre por sites de conteúdo pornográfico, também incluem hoje em dia sites jornalísticos, revistas virtuais e serviços de consultoria. Por cadastro: podem ser acessados por qualquer usuário, mas necessitam do preenchimento de um cadastro gratuito para acessar o conteúdo. É o caso de quase todos os sites de aplicativos. Fechados: só podem ser acessado por algumas pessoas devidamente autorizadas pelo proprietário do site e não permitem cadastro por qualquer pessoa. Mistos: são os sites com partes de conteúdo cuja modalidade acesso pode variar - com áreas abertas e outras fechadas, etc.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Site#Quanto_.C3.A0_forma_de_acesso

d) O que significam as siglas: TCP/IP, FTP e HTTP e qual a sua relação com as redes e com os sites da Internet?

TCP IP é um conjunto de protocolos de rede,que permite dois computadores ou mais se comunicarem.TCP significa Transmission Control Protocol e IP é Internet Protocol (Protocol Internet)

Existe vários protocolos que compõem o TCP IP entre eles estão o FTP e o http .

FTP é FILE TRANSFER PROTOCOL ( Protocolo de Transferência de Arquivos), é uma transferência de dados que envolve a transferência de arquivos e acesso de sistemas de arquivos remotos.

http significa HYPERTEXT TRANSFER PROTOCOL (Protocolo de Transferência de Hipertexto). Este é um protocolo de comunicação utilizado para transferir dados por intranets e pela World Wide Web.

e)Para que servem as tecnologias ASP e PHP na criação de websites para Internet?

O ASP (de Active Server Pages) é uma estrutura de programação em Script que se utiliza de VBScript, JScript, PerlScript ou Python processadas pelo lado servidor para geração de conteúdo dinâmico na Web.Ele roda/corre nativamente em servidores Windows, através do serviço chamado de IIS (Internet Information Service) - o servidor web da Microsoft, ou do PWS (Personal Web Server) em ambientes com Windows 98. Além disso ele pode rodar/correr em outras plataformas, como Linux no servidor Apache quando usando um Módulo de um programa como o Tomcat.Linguagens como o Javascript e o VBScript podem ser processadas pelo navegador do visitante e, neste caso, este precisa ser compatível com a linguagem. Contudo, como o ASP é processado pelo servidor, há independência de navegadores, uma vez que eles só processarão HTML.Através dessa tecnologia também é possível executar consultas a Banco de Dados, através da biblioteca de componentes ActiveX. PHP (um acrônimo recursivo para "PHP: Hypertext Preprocessor") é uma linguagem de programação de computadores interpretada, livre e muito utilizada para gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web, como por exemplo a Wikipédia. Apesar de ser uma linguagem de fácil aprendizagem e de utilização para pequenos scripts dinâmicos simples, o PHP é uma poderosa linguagem orientada a objetos.Trata-se de uma linguagem extremamente modularizada, o que a torna ideal para instalação e uso em servidores web. Diversos módulos são criados no repositório de extensões PECL (PHP Extension Community Library) e alguns destes módulos são introduzidos como padrão em novas versões da linguagem. É muito parecida, em tipos de dados, sintaxe e mesmo funções, com a linguagem C e com a C++. Pode ser, dependendo da configuração do servidor, embarcada no código HTML. Existem versões do PHP disponíveis para os seguintes sistemas operacionais: Windows, Linux, FreeBSD, Mac OS, OS/2, AS/400, Novell Netware, RISC OS, IRIX e Solaris.A linguagem PHP é uma linguagem de programação de domínio específico, ou seja, seu escopo se estende a um campo de atuação que é o desenvolvimento web, embora tenha variantes como o PHP-GTK. Seu propósito principal é de implementar soluções web velozes, simples e eficientes.Características:
Velocidade e robustez
Estruturado e orientação a objeto
Portabilidade - independência de plataforma - escreva uma vez, rode em qualquer lugar;
Tipagem fraca
Sintaxe similar a Linguagem C/C++ e o PERL

f) O que é o Adobe Flash e quais são as suas utilizações mais comuns na criação de websites?
Adobe Flash é um software primariamente de gráfico vetorial - apesar de suportar imagens bitmap e vídeos - utilizado geralmente para a criação de animações interativas que funcionam embutidas num navegador web. O produto era desenvolvido e comercializado pela Macromedia, empresa especializada em desenvolver programas que auxiliam o processo de criação de páginas web.

g)O que é P2P? Como funcionam os programas e as redes P2P? Dê exemplos.

O P2P ou Peer-to-Peer(Par-a-Par) é uma tecnologia para estabelecer uma espécie de rede de computadores virtual, onde cada estação possui capacidades e responsabilidades equivalentes. Difere da arquitetura cliente/servidor, no qual alguns computadores são dedicados a servirem dados a outros. Esta definição, porém, ainda é demasiado sucinta para representar todos os significados do termo Peer-to-Peer.Exemplos: SoulSeek e eMule.

e04 Comunidades Virtuais.

1. Quais são as características básicas de uma comunidade segundo um de seus principais teóricos: Ferndinand Tonnies?

2. Existem vários tipos de comunidades no mundo material. Quais são elas?
(respostas juntas)

Segundo a parte de uma tese de uma aluna de faculdade, cujo pode ser visto no site http://www.iuperj.br/publicacoes/forum/csoares.pdf, as características básicas de uma comunidade segundo um de seus principais teóricos de Ferndinand Tonnies apresentadas a baixo são:

"(...)Para Tönnies uma teoria da comunidade teria que adensar fundamentalmente sua
raiz nas disposições gregárias estimuladas pelos laços de consangüinidade e afinidade
(sejam relações verticais entre pais e filhos ou horizontais entre irmãos e vizinhos), se
caracterizando pela inclinação emocional recíproca, comum e unitária, pelo consenso e o mútuo conhecimento íntimo. Postulou assim o que seriam suas “leis principais”:
a)parentes, cônjuges, vizinhos e amigos se gostam reciprocamente; b) entre os que se gostam há consenso; c) os que se gostam, se entendem, convivem e permanecem juntos, ordenam sua vida em comum8.

Partindo destes princípios de convivialidade, registrou a existência de três padrões
de sociabilidade comunitária: os laços de consangüinidade, de coabitação territorial e de
afinidade espiritual, cada qual convergindo para um respectivo ordenamento interativo,
como comunidade de sangue (parentesco), lugar (vizinhança) e espírito (amizade).

Tönnies ainda classificou as relações comunitárias, segundo sua forma, em três
tipos: a) as relações autoritárias, de modo geral predominantes, repousando na
desigualdade de poder e querer, de força e autoridade (o modelo ideal seria a relação entre
pais e filhos); b) as relações de companheirismo, com origem na isonomia geracional
(relação entre irmãos); c) e as relações mistas, que combinariam as duas formas (relação entre cônjuges)."

3. Quais são as semelhanças existentes entre uma comunidade tradicional e uma comunidade virtual? O que as diferencia?

Para entender as diferenças e semelhanças primeiro precisamos entender o conceito de comunidade. Comunidade é toda a junção, aglutinaçao de diversas categorias.Como por exemplo: pessoas, ou pessoas com interesses diversos, e assim por diante.
Agora quando falamos de semelhanças entre uma comunidade virtual com uma tradicional, estamos levando em consideração os seguintes fatores: interação entre as mesmas, ela acaba criando vinculos, há um espaço a ser ocupado ( geográfico ou ciberespaço).
Já quando trata-se de diferenças, em uma tradicional você tem contato com as pessoas de sua nova comunidade, porém em um ciberespaço você primeiro se envolve com os interesses daqueles que fazem parte dela para depois, e dependendo da situação, ter um contato fisíco.

4. Que recursos baseados em hipertexto as comunidades virtuais costumam apresentar?
Como um hipertexto não é linear , há conteúdos dentro de outro conteúdos, a comunidade virtual não é linear. E comunidade virtual pode receber comentários, carecterística de um hipertexto.